Bolsistas do Programa Pibic Sênior apresentam resultados finais de pesquisas

Publicado em:  8 de agosto de 2012

.08/08/2012 – Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic Sr.), do Instituto Mamirauá e CNPq, apresentaram na última quarta-feira, dia 1º de agosto, na sede da instituição, em Tefé (AM), as conclusões das pesquisas que foram iniciadas em 2011 e desenvolvidas ao longo de um ano.  Foram ao todo, 11 trabalhos apresentados.

Primeiro a se apresentar, Cássio Augusto Oliveira articulou sobre o seu projeto de pesquisa "Análise da viabilidade do reúso de água nos laboratórios de pesquisa do Instituto Mamirauá em Tefé-AM". Este trabalho visa fornecer uma ferramenta para o uso da água  de forma mais consciente e racional dentro dos laboratórios do instituto, onde, de acordo com as técnicas utilizadas para medição, houve um gasto considerável da mesma.

Cássio explicou ainda que a partir da utilização de um destilador e de energia elétrica, implantando um sistema hidráulico, se conseguiria armazenar e reutilizar a água que atualmente é descartada.

Já Fernanda Silva, apresentou sua pesquisa cujo tema "Avaliação biométrica de filhotes de jacaré-açu (melanosuchus niger) da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – RDSM, Amazonas, Brasil", que busca fazer uma avaliação biométrica de filhotes de jacaré-açu, comparando o comprimento da cabeça com o seu comprimento total.

Após cada apresentação, houve um tempo estipulado para as considerações dos orientadores e para as perguntas do público presente. Depois de uma avaliação, os melhores trabalhos foram premiados com um kit de livros e, tanto Cássio como Fernanda foram agraciados com uma viagem para Recife, com todas as despesas pagas pelo Instituto Mamirauá, no ano de 2013, para apresentarem seus trabalhos na Jornada de Iniciação Científica da Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Os trabalhos premiados foram:

Marcela Barbosa com a pesquisa "Monitoramento do Mercado e preço da fauna cinegética nas cidades de Tefé e Alvarães. Amazonas, Brasil";
Jéssica Emiliane Ribeiro que apresentou a pesquisa "Levantamento do mercado e preço da fauna cinegética na cidade de Coari, amazonas, Brasil";
Fernanda Silva com sua pesquisa "Avaliação biométrica de filhotes de jacaré-açu (melanosuchus niger) da reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – RDSM, Amazonas, Brasil" e;
Cássio Augusto Oliveira e sua pesquisa "Análise da viabilidade do reúso de água nos laboratórios de pesquisa do IDSM em Tefé-Am".

Texto Renata Brandão

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: