Instituto Mamirauá apresenta Amazônia a todas as idades na 71ª Reunião Anual da SBPC
Publicado em: 17 de julho de 2019
Maior evento cientÃfico da América Latina, 71ª Reunião Anual da SBPC acontecerá do dia 21 ao 27 de julho em Campo Grande (MS)
Com o tema "Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento", a 71ª. Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) reunirá instituições de todo o paÃs em uma programação de palestras, mesas redondas e exposições sobre resultados de pesquisas cientÃficas no Brasil.
O Instituto Mamirauá, organização social e unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), irá participar da Avenida da Ciência, espaço de exposições e palestras organizado pelo MCTIC e voltado para públicos de todas as idades.
Atuando na região do Médio Solimões, na Amazônia Central, o Instituto Mamirauá se consolidou como uma das principais instituições de pesquisa cientÃfica da Amazônia. A missão do instituto é utilizar os dados científicos dos 12 grupos de pesquisa nas áreas de fauna, flora e populações tradicionais da Amazônia como base na implementação de projetos que visam a conservação da biodiversidade do bioma alinhada ao aumento da qualidade de vida dos ribeirinhos que vivem na região.
Jogos e publicações sobre a Amazônia
Crianças poderão se divertir com Vanzo, um ‘macaco-de-cheiro’ mascote da instituição que vai receber os visitantes no estande e com a trilha da onça pintada, um jogo que irá ensinar sobre o maior felino das Américas e as pesquisas desenvolvidas em prol da espécie na Amazônia.
Em cada uma das 15 'casas' da trilha, é mostrada uma curiosidade sobre a espécie e também alertas sobre mitos que giram em torno da onça-pintada. O participante avança ou regride de acordo com o teor da informação repassada.
Óculos 3D irão propiciar aos visitantes a possibilidade de fazer, da capital do Mato Grosso do Sul, uma ‘viagem’ à Amazônia, um dos mais importantes biomas do mundo.
Uma maquete interativa denominada de ‘A Casa’ desenvolvida pelo Instituto Mamirauá abordará conservação das florestas, pesca sustentável e relação cidade-campo.
Além disso, serão distribuÃdas publicações como cartilhas sobre manejo de recursos naturais e, para as crianças, duas edições do "Macaqueiro Kids", edição infantil da revista do Instituto Mamirauá.
Visita à escola
No dia 24, pesquisadoras e técnicas do Instituto Mamirauá falarão com as crianças e jovens da Escola Municipal Ana Lúcia de Oliveira Batista sobre ciência e biodiversidade amazônica.
Já na programação de palestras da reunião, os temas abordados pelos representantes da instituição serão novas ferramentas tecnológicas de monitoramento de fauna e modelos sustentáveis de produção no bioma.
Tecnologia a serviço da ciência
No dia 23, o diretor técnico-cientÃfico da instituição e um dos maiores especialistas de onça-pintada do paÃs, Emiliano Ramalho irá expor os resultados da trajetória do Instituto Mamirauá, que comemorou 20 anos em abril e também apresentar o projeto Providence, programa de monitoramento de fauna da Amazônia que, com apoio da Fundação Gordon e Betty Moore e a participação de pesquisadores de diversas instituições internacionais, utiliza as imagens e os sons produzidos pelos animais na mata para identificar espécies e ajudar a obter um espectro mais amplo da biodiversidade amazônica.
Agroecologia e criação sustentável de gado na Amazônia
Com a palestra 'A Agricultura na Amazônia e alternativas para a criação de gado', a engenheira agrônoma Jerusa Cariaga irá apresentar no dia 24 os resultados do projeto "Conservação e Uso da Biodiversidade em Unidades de Conservação (BioREC)", projeto do Fundo Amazônia que subsidiou ações do Instituto Mamirauá que visam 'reduzir e transformar práticas que geram conversão florestal desnecessária, degradação ambiental e emissões de gases de efeito estufa' nas reservas de desenvolvimento sustentável Mamirauá e Amanã, principais áreas de atuação da organização.
Serviço:
O quê: Avenida da Ciência - 71º Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC)
Quando: 22 a 27 de julho, das 9h às 18h
Onde: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande (MS)
Últimas Notícias
Comentários
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico