Arte e diversão trazem alunos à Biblioteca Henry Walter Bates

Publicado em:  2 de março de 2012

Na tarde do dia 1º de março, 38 alunos do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antídio Borges Façanha, localizada no município de Tefé (AM), participaram de uma atividade de conscientização ambiental e de incentivo à leitura realizada na Biblioteca Henry Walter Bates, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

Esta foi a primeira atividade do projeto "Dando Asas à Imaginação: Promovendo a Leitura, a Pesquisa e a Conscientização Ambiental Através da Arte". O objetivo do projeto é incentivar alunos de escolas públicas a visitarem a biblioteca, promovendo o hábito da leitura entre os estudantes e a reflexão a respeito de temáticas ambientais, como a conservação da água e dos recursos da fauna e flora.
 
Durante a programação, os alunos conheceram a biblioteca e o acervo voltado ao público infantil, participaram de atividades de arte educação como o teatro de fantoches que abordou a temática do mês - o Dia do agente de defesa ambiental, comemorado em 6 de fevereiro -, assistiram a uma apresentação da dupla de palhaças Dadinha e Sininho interagiram ao produzir textos que remetiam à preservação do meio ambiente.
 
    
    Foto: Paula Costa

Segundo a bibliotecária Graciete Rolim, o principal foco do projeto é chamar a comunidade, a começar pelo público das escolas da região, para tornar mais frequente as visitas à biblioteca "Todo mês haverá um tema e uma escola diferente e a ideia é que eles tenham esse primeiro contato com o espaço", comentou.
 

A biblioteca Henry Walter Bates possui mapas, livros e periódicos para consulta nas áreas de Meio Ambiente, Ecologia, Recursos Naturais, Ciências Sociais, Saúde, entre outros. O nome é uma homenagem ao naturalista britânico Henry Bates, que no século XIX morou em Tefé, que à época ainda era a Vila Ega, e desenvolveu um vasto registro sobre os recursos naturais da Amazônia durante o período em que viveu na região.
 
A biblioteca fica na sede do Instituto Mamirauá, na Estrada do Bexiga, número 2584, bairro Fonte Boa, Tefé – AM. O espaço é aberto ao público de segunda a sexta, no horário de 8h às 12h e de 14h às 18h, e aos sábados, até as 12h.
 
Texto: Paula Costa

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: