Aprender brincando: o uso de jogos de didáticos é tema de apresentação em Simpósio
Publicado em: 3 de julho de 2015
O uso de jogos didáticos também foi tema de um trabalho apresentado no 12º Simpósio de Conservação e Manejo Participativo na Amazônia, que iniciou no dia 1â—¦ de julho e termina hoje, dia 3. O evento acontece na sede do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no município de Tefé (AM). O estudo apresentou resultados do trabalho de educação ambiental com a utilização dos jogos didáticos com as comunidades ribeirinhas.
Com o trabalho "O uso de jogos como recurso didático nas ações de educação ambiental em comunidades ribeirinhas das Reservas Mamirauá e Amanã ", a equipe buscou formas distintas de atrair diferentes públicos, com o intuito de gerar conhecimentos sobre os recursos naturais da região. Com isso, os jogos facilitam a disseminação do conteúdo e ajudam a fortalecer a capacidade de raciocÃnio lógico, expressão corporal e de socializar com demais integrantes.
Para a educadora ambiental, Claudia Santos, os jogos são formas alternativas de estimular os alunos e professores a estudarem a realidade da região. Para ela, o isolamento das comunidades dificulta no acesso a materiais alternativos de aprendizado. "É uma forma de atraÃ-los para participarem, ajudando no desenvolvimento cognitivo e na relação com o outro. Com isso, a gente busca essa valorização do próprio recurso que existe próximo à comunidade, enriquecendo conhecimento deles. " reforçou. Além dos jogos, a equipe também apresenta maquetes e painéis que ajudam a ilustrar e diversificar as atividades.
Para dar suporte a essas atividades, a equipe de Educação Ambiental do Instituto Mamirauá desenvolveu cinco jogos. Cada jogo foi pensado de acordo com a necessidades das comunidades das Reservas Mamirauá e Amanã. O jogo "Trilha Ecológica" é um grande tabuleiro que possibilita trabalhar conceitos relacionados ao uso sustentável da floresta. Também tem o "Jogo da Memória - Interação entre animais e florestas", e fauna e flora. Ambos com o intuito de estimular a memorização de textos e imagens de sementes e animais da Amazônia.
O quebra-cabeça "Sistema Agroecológico" traz informações sobre diferentes formas de uso dos solos em uma área. E o Jogo de "Erros e Acertos - Atitudes Responsáveis" utiliza imagens que ilustram atitudes negativas e positivas sobre o meio ambiente. Todos os jogos estão disponÃveis para download no site do Instituto Mamirauá, podendo ser impressos e utilizados com diferentes públicos.
A participação do Instituto nessas programações faz parte do conjunto de atividades do projeto "Participação e Sustentabilidade: o Uso Adequado da Biodiversidade e a Redução das Emissões de Carbono nas Florestas da Amazônia Central" – BioREC – desenvolvido pelo Instituto Mamirauá com financiamento do Fundo Amazônia.
Simpósio
A apresentação dos resultados desse trabalho no Simcon acontece na sessão especial dos projetos do Biorec, no dia 03 de julho. O evento poderá ser acompanhado ao vivo, pela internet, no endereço: www.mamiraua.org.br/web
O Simpósio tem por objetivo promover a divulgação cientÃfica e o debate sobre a conservação da biodiversidade, o manejo de recursos naturais, a gestão de áreas protegidas e os modos de vida das populações locais. É um evento que promove a interação acadêmica interdisciplinar, gerando diálogo entre pesquisadores.
Texto: Aline Fidelix.
Últimas Notícias
Comentários
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico