Agentes Ambientais Voluntários recebem capacitação

Publicado em: 10 de maio de 2011

10/05/2011 - Cerca de 27 pessoas participaram do I Módulo do Curso de Educação Ambiental para Agentes Ambientais Voluntários (AAV), promovido pelo Programa de Gestão Comunitária do Instituto Mamirauá. A formação ocorreu na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM), de 2 a 4 de maio, e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (RDSA), de 5 a 7. Os integrantes da formação são lideranças das reservas que atuam nas duas Unidades de Conservação (UC) geridas pelo Instituto Mamirauá.

 O curso foi organizado pelo Programa de Gestão Comunitária do Instituto Mamirauá, por meio da linha de ação de Proteção Ambiental em parceria com a Comunicação Popular. O AAV é um agente educador que é capacitado para atuar como mediador de conflitos e que orienta as comunidades para o cumprimento das normas de uso e conservação dos recursos naturais. Participaram da capacitação representantes dos setores Jarauá, Horizonte, Ingá, Liberdade, Aranapú, Tijuaca da RDSM e Coraci, São José e Amanã da RDSA.

O curso foi ministrado por Hudson Araujo (Proteção Ambiental) e Thiago Figueiredo (Comunicação Popular). Foram abordados temas relacionados ao meio ambiente, questões ambientais, educação ambiental e legislação ambiental. Para Alcinei da Silva, agente ambiental do Setor Horizonte da Reserva Mamirauá, o curso reforçou o aprendizado a cerca da importância de conservação do meio ambiente. "Vamos repassar e explicar aos moradores as normas, direitos e deveres de quem vive dentro de uma UC", acrescentou.
por Thiago Antônio Figueiredo

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: