Grupo de Pesquisa em

Territorialidades e Governança Socioambiental na Amazônia

O Grupo de Pesquisa em Territorialidades e Governança Socioambiental na Amazônia tem o objetivo estudar a diversidade de interação dos povos e comunidades tradicionais amazônicas com o ambiente, para conhecer as formas que orientam os usos dos recursos naturais, as noções de direito, as ações de gestão e governança, as polí­ticas públicas que incidem sobre o território, e as dinâmicas territoriais e demográficas em áreas protegidas na Amazônia.

O que são populações e comunidades tradicionais?

O termo "populações tradicionais" surge com o movimento socioambiental e expressa a diversidade fundiária do Brasil. A compreensão desse conceito está associada ao reconhecimento da importância polí­tica e social da biodiversidade e da sociobiodiversidade, assim como dos territórios reivindicados por essas populações. 

De acordo com o Decreto Federal Nº 6.040 de 7 de fevereiro de 2007, povos e comunidades são "grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição".


Rafael Forte

O que são Reservas de Desenvolvimento Sustentável?

As Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS), objeto específico deste estudo, são unidades de conservação inseridas na categoria de uso sustentável. As principais características desta categoria são: a exigência de uma área interna destinada à proteção integral dos recursos, à pesquisa científica voltada à conservação da natureza, à melhor relação das populações residentes com seu meio e à educação ambiental; o envolvimento da população local – abrigada na conceituação de populações tradicionais – nos processos decisórios de gestão da UC, com participação paritária de seus representantes no Conselho Deliberativo da unidade de conservação; e a permanência de propriedades particulares dentro dos limites da RDS, desde que esses moradores respeitem as regras de conduta formalizadas nos acordos do Plano de Manejo.

EduCoelho

Publicações

  • Cartilhas

    Área de Relevante Interesse Ecológico Javari-Buriti: perfil social, ambiental e biológico

    Ano: 2023

    A publicação "Área de Relevante Interesse Ecológico Javari-Buriti: perfil social, ambiental e biológico" é uma síntese dos resultados do “Projeto Javari-Buriti”, o qual teve objetivo produzir os subsídios necessários para a construção do plano de manejo desta Unidade de Conservação ARIE Javari-Buriti. O projeto foi uma parceria inédita entre a Coca-Cola Brasil, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Esta parceria possibilitou a realização dos primeiros levantamentos da biodiversidade e dos atores sociais envolvidos direta ou indiretamente com a ARIE Javari-Buriti, além da criação de seu Conselho Gestor e a sinalização da Unidade de Conservação.


     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Conflitos socioambientais em áreas protegidas: disputas territoriais nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã - AM

    Ano: 2020

    ZANATTO, Vinícius Galvão; ROSA, Patricia Carvalho. Conflitos socioambientais em áreas protegidas: disputas territoriais nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã - AM. Interthesis, Florianópolis, v.17, p.1-18, 2020.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Turismo Indígena, protagonismo e desenvolvimento local: experiência na Terra Indígena Jaquiri, Médio Solimões, AM

    Ano: 2020

    ROSA, Patricia Carvalho; ROSA, Lana Mignone Viana; NASSAR, Pedro Meloni. Turismo Indígena, protagonismo e desenvolvimento local: experiência na Terra Indígena Jaquiri, Médio Solimões, AM. Revista Turismo em Análise, v.31, n.2, p.381-399, maio/ago. 2020.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Justiça e utilidade: revisando as bases da coexistência entre ciência e conhecimentos tradicionais

    Ano: 2020

    LOUREIRO, Luiz Francisco; SILVEIRA, Cristiane da. Justiça e utilidade: revisando as bases da coexistência entre ciência e conhecimentos tradicionais. Interthesis, Florianópolis, v.17, p.1-19, 2020.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    'O rio comanda a vida': aprendizagem do nado em uma comunidade ribeirinha do Amazonas

    Ano: 2020

    OLIVEIRA, Rônisson de Souza de; PERALTA, Nelissa. 'O rio comanda a vida': aprendizagem do nado em uma comunidade ribeirinha do Amazonas. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v.18, n.1, 1-27, 2020.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Avaliação rápida de impactos em cavernas turísticas do Parque Estadual de Terra Ronca, Goiás, Brasil

    Ano: 2019

    ZANATTO, Vinícius Galvão et al. Avaliação rápida de impactos em cavernas turísticas do Parque Estadual de Terra Ronca, Goiás, Brasil. Physis Terrae - Revista Ibero-Afro-Americana de Geografia Física e Ambiente, v.1, n.2, p.83-100, 2019.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Etnobotânica de plantas tóxicas como subsídio para campanhas de prevenção de acidentes: um estudo de caso em Cananéia, São Paulo, Brasil

    Ano: 2019

    OLER, J. R. L. et al. Etnobotânica de plantas tóxicas como subsídio para campanhas de prevenção de acidentes: um estudo de caso em Cananéia, São Paulo, Brasil. Scientia Plena, v.15, n.11, p.1-15, 2019.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Interdisciplinarity: an epistemological proposal for postmodern science

    Ano: 2019

    LOUREIRO, Luiz Francisco et al. Interdisciplinarity: an epistemological proposal for postmodern science. InterSciencePlace, v.14, n.4, p.127-147, oct./dec. 2019.

     

  • Capí­tulos de Livros

    Perspectivas de conservação e manejo de recursos naturais

    Ano: 2019

    SOUSA, Isabel Soares de; GOMES, Maria Cecí­lia Rosinski Lima. Perspectivas de conservação e manejo de recursos naturais. In: NASCIMENTO, Ana Claudeíse Silva do et al (Org.). Sociobiodiversidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (1998-2018): 20 anos de pesquisas. Tefé: IDSM, 2019. p.329-331.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Diálogos interdisciplinares com Professor Renan Freitas: uma viagem às ideias de um intelectual amazônico

    Ano: 2019

    SOUSA, Marí­lia de Jesus da Silva e; NASCIMENTO, Ana Claudeíse Silva do; FERNANDO, Verônica Lima. Diálogos interdisciplinares com Professor Renan Freitas: uma viagem às ideias de um intelectual amazônico. ContraCorrente, Manaus, n.10, p.8-19, 2019.

     

  • Capí­tulos de Livros

    Recursos florestais não madeireiros: caracterização dos padrões de uso de recursos utilizados pelas comunidades

    Ano: 2019

    SOUSA, Marí­lia de Jesus da Silva e et al. Recursos florestais não madeireiros: caracterização dos padrões de uso de recursos utilizados pelas comunidades. In: NASCIMENTO, Ana Claudeíse Silva do et al (Org.). Sociobiodiversidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (1998-2018): 20 anos de pesquisas. Tefé: IDSM, 2019. p.239-251.

     

  • Capí­tulos de Livros

    Organização sociopolí­tica

    Ano: 2019

    MENDONÇA, Marluce Ribeiro de; SOUSA, Isabel Soares de; SOUZA, Paulo Roberto e. Organização sociopolí­tica. In: NASCIMENTO, Ana Claudeíse Silva do et al (Org.). Sociobiodiversidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (1998-2018): 20 anos de pesquisas. Tefé: IDSM, 2019. p.227-234.

     

  • Capí­tulos de Livros

    Economia familiar

    Ano: 2019

    PERALTA, Nelissa; LIMA, Deborah. Economia familiar. In: NASCIMENTO, Ana Claudeíse Silva do et al (Org.). Sociobiodiversidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (1998-2018): 20 anos de pesquisas. Tefé: IDSM, 2019. p.215-225.

     

  • Capí­tulos de Livros

    Histórico de ocupação humana a partir do século XX

    Ano: 2019

    ALENCAR, Edna Ferreira; SOUSA, Isabel Soares de. Histórico de ocupação humana a partir do século XX. In: NASCIMENTO, Ana Claudeíse Silva do et al (Org.). Sociobiodiversidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (1998-2018): 20 anos de pesquisas. Tefé: IDSM, 2019. p.171-185.

     

  • Capí­tulos de Livros

    Dinâmicas sociodemográficas

    Ano: 2019

    NASCIMENTO, Ana Claudeise S. do et al. Dinâmicas sociodemográficas. In: NASCIMENTO, Ana Claudeíse Silva do et al (Org.). Sociobiodiversidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (1998-2018): 20 anos de pesquisas. Tefé: IDSM, 2019. p.187-213.

     

  • Capí­tulos de Livros

    Participação, cooperação e empoderamento: a atuação das pescadoras em projetos de gestão de recursos pesqueiros na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - AM, Brasil

    Ano: 2019

    ALENCAR, Edna Ferreira; SOUSA, Isabel Soares de. Participação, cooperação e empoderamento: a atuação das pescadoras em projetos de gestão de recursos pesqueiros na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - AM, Brasil. In: MARTÍNEZ, Silvia Alicia; HELLENBRANDT, Luceni (Orgs.). Mulheres na atividade pesqueira no Brasil. Campos dos Goytacazes: EDUENF, 2019. p.161-194.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Família, criatividade e prazer no ofício: etnografia da aprendizagem em uma marcenaria na Amazônia

    Ano: 2019

    LOUREIRO, Luiz Francisco et al. Família, criatividade e prazer no ofício: etnografia da aprendizagem em uma marcenaria na Amazônia. Amazônica - Revista de Antropologia, Belém, v.11, n.1, p.111-127, 2019.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Para além do sucesso técnico: rede sociotécnica em pequenas comunidades rurais amazônicas, Amazonas - Brasil

    Ano: 2018

    NASCIMENTO, Ana Claudeise; MOURA, Edila Arnaud Ferreira; TEISSERENC, Maria José da Silva Aquino. Para além do sucesso técnico: rede sociotécnica em pequenas comunidades rurais amazônicas, Amazonas - Brasil. Novos Cadernos NAEA, Belém, v.21, n.1, p.215-241, jan./abr. 2018.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Aspectos socioambientais da pesca manejada de pirarucus no sistema de lagos Jutaí-Cleto, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, AM

    Ano: 2018

    ALENCAR, Edna F.; SOUSA, Isabel Soares de. Aspectos socioambientais da pesca manejada de pirarucus (Arapaima gigas) no sistema de lagos Jutaí-Cleto, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, AM. Amazônica - Revista de Antropologia, v.9, n.1, p.36-71, 2018. ISSN: 2176-0675 (ONLINE)

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Amazonian peasant livelihood differentiation as mutuality-market dialectics

    Ano: 2017

    FRASER, James Angus et al. Amazonian peasant livelihood differentiation as mutuality-market dialectics. The Journal of Peasant Studies, Publicação online, p.1-27, 2017. DOI: 10.1080/03066150.2017.1296833

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Developing sustainability in the Brazilian Amazon: twenty years of history in the Mamirauá and Amanã Reserves

    Ano: 2017

    LIMA, Deborah de Magalhães; PERALTA, Nelissa*. Developing sustainability in the Brazilian Amazon: twenty years of history in the Mamirauá and Amanã Reserves. Journal of Latin American Studies, Publicação online, p.1-29, 2017. DOI: 10.1017/S0022216X17000414

     

  • Capí­tulos de Livros

    Ecotourism

    Ano: 2017

    PERALTA, Nelissa. Ecotourism. In: MORGERA, Elisa; RAZZAQUE, Jona (Org.). Biodiversity and Nature Protection Law. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2017, p.370-383.

     

  • Capí­tulos de Livros

    O papel da Pedagogia do Oprimido e da Teologia da Libertação no processo de formação de lideranças na Prelazia de Tefé, AM

    Ano: 2017

    RAMOS, Eliomara. M.; PERALTA, Nelissa. O papel da Pedagogia do Oprimido e da Teologia da Libertação no processo de formação de lideranças na Prelazia de Tefé, AM. In: MACHADO, Rita de Cassia; CASTRO, Amanda Motta (Org.). Educação Popular em debate. PACO: São Paulo, Paco, 2017, p.191-204. 

     

  • Livros

    Sociodemografia da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

    Ano: 2016

    Público: técnicos e pesquisadores


    A publicação é um estudo sociodemográfico das populações da Reserva Mamirauá, unidade de conservação localizada no estado do Amazonas, em área de floresta alagada na região do Médio Solimões, apresentando dados referentes aos anos de 1991, 2001, 2006 e 2011.

     

  • Teses, Dissertações e Monografias

    Manejo e a qualidade de sementes crioulas em comunidades de várzea no médio Solimões, Amazonas

    Ano: 2016

    CARVALHO, Rodolfo. Manejo e a qualidade de sementes crioulas em comunidades de várzea no médio Solimões, Amazonas. 2016. 59f. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, Manaus, 2016.


     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Controvérsias entre a Amazônia rural e a conservação: um estudo sobre a rede sociotécnica de ribeirinhos e onças nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã no Amazonas

    Ano: 2016

    MACEDO, Joana; SANTOS, Rafael Barbi Costa e; BERGALLO, Helena de Godoy. Controvérsias entre a Amazônia rural e a conservação: um estudo sobre a rede sociotécnica de ribeirinhos e onças nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã no Amazonas. Anuário Antropológico, Brasí­lia, v.41, n.1, p.99-121, 2016. ISSN eletrônico 2357-738X

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Teçume d'Amazônia: fortalecimento político das mulheres produzindo vitalidade de conhecimentos tradicionais

    Ano: 2016

    SOUSA, Marí­lia de Jesus Silva; PERALTA et al. Teçume d'Amazônia: fortalecimento político das mulheres produzindo vitalidade de conhecimentos tradicionais. Amazônica – Revista de Antropologia, v.8, n.2, p.310-340, 2016.   DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v8i2.5046. ISSN: 2176-0675 (on line)  

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Tradição e mudanças no modo de habitar as várzeas dos rios Solimões e Japurá, AM

    Ano: 2016

    ALENCAR, Edna F.; SOUSA, Isabel Soares de. Tradição e mudanças no modo de habitar as várzeas dos rios Solimões e Japurá, AM. Iluminuras, Porto Alegre, v.17, n.41, p.203-232, jan./jun. 2016. E-ISSN 1984-1191


     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Programas de transferência de renda em duas Unidades de conservação na Amazônia brasileira e sustentabilidade

    Ano: 2016

    LIMA, Deborah de Magalhães; PERALTA, Nelissa. Programas de transferência de renda em duas Unidades de conservação na Amazônia brasileira e sustentabilidade. Novos Cadernos NAEA, Belém, v.19, n.2, p.43-67, maio/ago. 2016. DOI do Novos Cadernos NAEA: 10.5801/S21797536. ISSN: 1516-6481 (Print) - 2179-7536 (Online).


     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Roça sem fogo: A visão de agricultores de técnicos sobre uma experiencia de manejo na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã

    Ano: 2016

    STEWARD, A.M. ; ROGNANT, C. ; BRITO, S. V. . Roça sem fogo: A visão de agricultores de técnicos sobre uma experiencia de manejo na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã. Biodiversidade Brasileira, v. 6, p. 71-87, 2016.


     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    "Guardar é para tirar depois". Disputas territoriais e conceituais em uma unidade de conservação: o caso da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (Amazonas - Brasil)

    Ano: 2016

    PERALTA, N.; LIMA, D. M. "Guardar é para tirar depois". Disputas territoriais e conceituais em uma unidade de conservação: o caso da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (Amazonas - Brasil). Revista de História da UEG, v. 4, n.2, p. 114-138, 2015. ISSN 2316-4379.


     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Meu patrão é meu dinheiro: mudanças nas relações comerciais de pequenos produtores rurais do médio Solimões (AM)

    Ano: 2016

    COELHO, A. A.; PERALTA, N. Meu patrão é meu dinheiro: mudanças nas relações comerciais de pequenos produtores rurais do médio Solimões (AM). Revista de Economia Polí­tica e História Econômica, v.35, p.195-223, 2016. ISSN1807-2674.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    New record and geographic expansion of Vanellus chilensis in the state of Amazonas, Brazil

    Ano: 2016

    GUIMARÃES, David Pedroza; LIMA, Ana Caroline Gomes de; PEDROZA, Diego. New record and geographic expansion of Vanellus chilensis in the state of Amazonas, Brazil. Atualidades Ornitológicas, n.190, p.24, mar./abr.2016. ISSN 0104-2386 Print. ISSN1981-8874 Online. ISSN1981-8831 DVD

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Techniques of Hunting and Extraction of Honeycomb in The Amanã Reserve - Amazon (Brazil)

    Ano: 2016

    ROUZIC, S. P. L. ; STEWARD, A.M. ; SILVA, J. R. ; ROCHA, F. P. Techniques of Hunting and Extraction of Honeycomb in The Amanã Reserve - Amazon (Brazil). Etudes Caribeennes, v. 35, p. 1-14, 2016.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Sociodemografia da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá: 2001-2011

    Ano: 2016

    MOURA, Edila A. F. et al. Sociodemografia da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá: 2001-2011. Tefé, AM: IDSM; Belém: NAEA, 2016. 350 p.: il.


     

  • Capí­tulos de Livros

    Socioambientalismo, mercados ecológicos e mudanças sociais na várzea amazônica

    Ano: 2016

    Moura, Edila A. F. ; NASCIMENTO, Ana Claudeise S. ; CORREA, Dávila S. S. Socioambientalismo, mercados ecológicos e mudanças sociais na várzea amazônica. In: Teisserenc, Maria José da Silva Aquino; Sant'Ana Junior, Horácio Antunes; Esterci, Neide. (Org.). Territórios, mobilizações e conservação socioambiental. 1ed.São Luiz: , 2016, v. 1, p. 309-335. DOI: 978-85-7862-608-2

     

  • Capí­tulos de Livros

    Trabalho na pesca, ação polí­tica e identidade: as mulheres da Colônia de Pescadores Z-32 de Maraã, Amazonas

    Ano: 2016

    ALENCAR, Edna Ferreira; PALHETA, Sandra Pereira; SOUSA, Isabel Soares de. Trabalho na pesca, ação polí­tica e identidade: as mulheres da Colônia de Pescadores Z-32 de Maraã, Amazonas. In: SCHERER, Elenise Faria (Org.). Aqui estamos: entre as águas dos mares, águas dos rios, nas terras de trabalho na pesca artesanal. Rio de Janeiro; Manaus: Letra Capital; FAPEAM, 2016 p.39-65.

     

  • Capí­tulos de Livros

    Reavaliando as experiências na gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil

    Ano: 2016

    Moura, Edila A. F. ; NASCIMENTO, A. Claudeise S. Reavaliando as experiências na gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil.. In: Luis E. Aragón; Pedro M. Staevie. (Org.). Desenvolvimento, Integração e Conservação da Pan- Amazônia. 1ed.Belém: UFPA/NAEA, 2016, v. 1, p. 277-302.


     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Gestão participativa da Pousada Uacari: um processo em construção

    Ano: 2015

    BEZERRA, Nelissa Peralta; VIEIRA, Fernanda Sá; OZORIO, Rodrigo Zomkowski. Gestão participativa da Pousada Uacari: um processo em construção. Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v.8, n.1, p.115-133, fev./abr. 2015. ISSN 1983-9391


     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Nossa reserva: redes e interações entre peixes e pescadores no médio rio Solimões

    Ano: 2015

    FERREIRA, José Cândido Lopes; PERALTA, Nelissa; SANTOS,  Rafael Barbi Costa e. Nossa reserva: redes e interações entre peixes e pescadores no médio rio Solimões. Amazônica – Revista de Antropologia, Belém, v.7, n.1, p.158-185, 2015. ISSN 2176-0675 (on line). ISSN 1984-
    6215 (Print).

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    No mesmo galho: antropologia de coletivos humanos e animais

    Ano: 2015

    FERREIRA, José Cândido; RODRIGUES, Flora Gonçalves. SÁ, Guilherme. 2013. No mesmo galho: antropologia de coletivos humanos e animais. Rio de Janeiro: 7 Letras. 224 pp. (Resenha). Cadernos de Campo (USP. 1991), v. 23, p. 325-329, 2015.


     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Sobre cultura e segredo entre os Xakriabá de São João das Missões/MG

    Ano: 2015

    SANTOS, Rafael Barbi C.Sobre cultura e segredo entre os Xakriabá de São João das Missões/MG. Cadernos de Campo (USP.1991), v. 23, p. 241-255, 2015.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Qui garde le mieux la terre?: L’agriculture familiale face aux stratégies de conservation forestière dans la Réserve de Développement Durable Amanã, Amazonas, Brésil.

    Ano: 2015

    ROGNANT, Camille; STEWARD, Angela. "Qui garde le mieux la terre?: L’agriculture familiale face aux stratégies de conservation forestière dans la Réserve de Développement Durable Amanã, Amazonas, Brésil." Anthropology of Food, 2015. ISSN Online: 1609-9168

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Cultivo Itinerante na Amazônia Central: manejo tradicional e transformações da paisagem

    Ano: 2015

    VIANA, F.M.V; STEWARD, A. M.; RICHERS, B. B. Cultivo Itinerante na Amazônia Central: manejo tradicional e transformações da paisagem. Novos Cadernos NAEA 18 (2), December, 2015.

     

  • Teses, Dissertações e Monografias

    Caracterização dos Empreendimentos Transformadores de Madeira da Microrregião de Tefé-AM

    Ano: 2015

    MARCOS, Viviane da Silva. Caracterização dos Empreendimentos Transformadores de Madeira da Microrregião de Tefé-AM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Amazonas.

     

  • Teses, Dissertações e Monografias

    Perfil Socioeconômico de Famílias Incluídas no Programa Bolsa Família nos Bairros Nossa Senhora de Fátima e Vila Nova, Tefé-AM

    Ano: 2015

    CAVALCANTE, Juliana Chacon; HOUNSELL, LARISSA VALENTE. Perfil Socioeconômico de Famílias Incluídas no Programa Bolsa Família nos Bairros Nossa Senhora de Fátima e Vila Nova, Tefé-AM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Amazonas.

     

  • Teses, Dissertações e Monografias

    Ciência ao sabor do mangue: o saber do caranguejeiro melhorando a condição de trabalho e renda

    Ano: 2015

    PASSOS, Patrick Heleno dos Santos. Ciência ao sabor do mangue: o saber do caranguejeiro melhorando a condição de trabalho e renda. 2015. 154f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares). Instituto Federal de Educação do Pará. Castanhal, 2015

     

  • Teses, Dissertações e Monografias

    Participação de Mulheres em Atividade Pesqueira: o caso de São Francisco do Boia, RDS Mamirauá

    Ano: 2015

    MIRANDA, Géssica da Silva. Participação de Mulheres em Atividade Pesqueira: o caso de São Francisco do Boia, RDS Mamirauá. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais). Universidade Federal do Pará.

     

  • Teses, Dissertações e Monografias

    Estudo sobre as relações de gênero no contexto da pesca maneja do pirarucu realizada por pescadore(a)s da comunidade São Raimundo do jarauá, RDS Mamirauá, AM

    Ano: 2015

    ABREU, Adriana Guimarães. Estudo sobre as relações de gênero no contexto da pesca maneja do pirarucu realizada por pescadore(a)s da comunidade São Raimundo do jarauá, RDS Mamirauá, AM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais). Universidade Federal do Pará.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    O Homem Branco e o Boto: O Encontro Colonial em Narrativas de Encantamento e Transformação (Médio Rio Solimões, Amazonas)

    Ano: 2014

    LIMA, Deborah Magalhães. O Homem Branco e o Boto: O Encontro Colonial em Narrativas de Encantamento e Transformação (Médio Rio Solimões, Amazonas). Teoria & Sociedade (UFMG). v.
    especial, p. 173-201, 2014


     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Performance corporal no processo de ensino-aprendizagem entre os artesãos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, Médio Solimões, Amazonas

    Ano: 2014

    SOUSA, Marí­lia de Jesus da Silva; MONTARDO, Deise Lucy Oliveira. Performance corporal no processo de ensino-aprendizagem entre os artesãos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, Médio Solimões, Amazonas. Amazônica - Revista de Antropologia, v. 6, n. 1, p. 28-49, 2014. ISSN 2176-0675 (on line); ISSN 1984-6215 (Print).

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Modos de interação com o ambiente e estratégias de subsistência dos moradores da várzea do Rio Japurá (AM)

    Ano: 2014

    ALENCAR, Edna Ferreira; SOUSA, Isabel Soares de; GONÇALVES, Ana Claudia Torres. Modos de interação com o ambiente e estratégias de subsistência dos moradores da várzea do Rio Japurá (AM). Fragmentos de Cultura, Goiânia, v.24, n.2, p.303-317, abr./jun. 2014. ISSN 1983-7828 .

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Assessment of socioeconomic impacts of access to electricity in Brazilian Amazon: case study in two communities in Mamirauá Reserve

    Ano: 2014

    VALER, L. ROBERTO et al. Assessment of socioeconomic impacts of access to electricity in Brazilian Amazon: case study in two communities in Mamirauá Reserve. Energy for Sustainable Development, v. 20, p. 58-65, 2014

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Ações e percepções de desenvolvimento sustentável na emergência de territórios

    Ano: 2014

    MENDONÇA, Marluce Ribeiro de; AQUINO, Maria José da Silva; SOUSA, Isabel Soares de, 2014 Ações e percepções de desenvolvimento sustentável na emergência de territórios. Novos Cadernos NAEA. 17 (2): 219-238. ISSN 1516-6481/2179-7536

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Experiências de encantamento e a relação dos Miranha do Cuiú-Cuiú com os botos vermelhos

    Ano: 2014

    DUTRA, J.C.O. & SANTOS, R.B.C. (PI) 2014. Experiências de encantamento e a relação dos Miranha do Cuiú-Cuiú com os botos vermelhos (Inia geoffrensis). Uakari, 10(1):

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Territories, kinship and strategies for the control of natural resources in the region of Japurá-Maraã, Amazonas

    Ano: 2014

    ALENCAR, E.; SOUSA, I.S. (PI) & GONÇALVES, A.C.T. 2014. Territories, kinship and strategies for the control of natural resources in the region of Japurá-Maraã, Amazonas. Uakari, 10(2):7-18.

     

  • Capí­tulos de Livros

    Urban residence, rural employment, and the future of amazonian forests

    Ano: 2014

    PADOCH, Christine et al. Urban residence, rural employment, and the future of amazonian forests. In: HECHT, Susanna B.; MORRISON, Kathleen D.; PADOCH, Christine (Eds.). The social lives of forests: past, present, and future of woodland resurgence. Chicago: The University of Chicago Press, 2014. p.322-335.

     

  • Capí­tulos de Livros

    Urban residence, rural employment, and the future of amazonian forests

    Ano: 2014

    PADOCH, Christine et al. Urban residence, rural employment, and the future of amazonian forests. In: HECHT, S.; MORRISON, K.; PADOCH, C. (Eds). The Social Life of Forests: past, present, and future of woodland resurgence. USA: Chicago University Press., 2014. Cap. 26.

     

  • Capí­tulos de Livros

    Questões de gênero em projetos de manejo de recursos pesqueiros nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, Amazonas

    Ano: 2014

    ALENCAR, E. F., SOUSA, I. S.(PI), GONCALVES, A. C (TI). Questões de gênero em projetos de manejo de recursos pesqueiros nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, Amazonas. IN: Pesca, Turismo e Meio Ambiente / Rosário de Fátima Andrade LEITÃO (Org.). 1. ed. - Recife: EDUFRPE, 2014. 152 p.

     

  • Teses, Dissertações e Monografias

    Práticas Pedagógicas no Processo de Formação de Lideranças da Prelazia de Tefé/AM

    Ano: 2014

    Ramos, Eliomara (E). Práticas Pedagógicas no Processo  de  Formação  de  Lideranças  da Prelazia  de  Tefé/AM. Monografia apresentada para obtenção de Graduação em Pedagogia. Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil. 2014.

     

  • Teses, Dissertações e Monografias

    Avós, Pais e Filhos: uma análise sociológica das estratégias de reprodução social ao longo das gerações: estudo de caso de uma família do assentamento rural Cupiúba, Castanhal, Pará

    Ano: 2014

    Silva, Danna Rissia S,. Avós, Pais e Filhos: uma análise sociológica das estratégias de reprodução social ao longo das gerações: estudo de caso de uma família do assentamento rural Cupiúba, Castanhal, Pará. Monografia de conclusão de curso de graduação. Universidade Federal do Pará. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. 2014.

     

  • Teses, Dissertações e Monografias

    A circulação de crianças em duas gerações de uma família rural no município de Viseu- Pa

    Ano: 2014

    Farias, Thabata Santos. A circulação de crianças em duas gerações de uma família rural no município de Viseu- Pa. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia. Universidade Federal do Pará. 2014.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Refletindo sobre turismo de base comunitária em Unidades de Conservação através de uma perspectiva amazônica

    Ano: 2013

    COELHO, Eduardo. Refletindo sobre turismo de base comunitária em Unidades de Conservação através de uma perspectiva amazônica. Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v.6, n.1, pp.313-326, Jan/Abr-2013.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Sustainable Use of Calathea lutea in Handicrafts: A Case Study from the Amanã Sustainable Development Reserve in the Brazilian Amazon

    Ano: 2013

    LEONI, Juliana Menegassi; COSTA, F. R. C. Sustainable Use of Calathea lutea in Handicrafts: A Case Study from the Amanã Sustainable Development Reserve in the Brazilian Amazon. In: Economic Botany. Volume 67, Issue 1, pp 30-40. DOI 10.1007/s12231-013-9223-x. Print  ISSN: 0013-0001. Online ISSN: 1874-9364

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    A Comprehensive overview of the domestic economy in Mamirauá and Amanã in 2010

    Ano: 2013

    PERALTA, Nelissa; LIMA, Deborah. M. A Comprehensive overview of the domestic economy in Mamirauá and Amanã in 2010. Uakari, v. 9, n. 2 , p. 33 - 62, 2013

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    A pecuária na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, Amazonas

    Ano: 2013

    RODRIGUES, Lucas Gambogi; RICHERS, Barbara Trautman; ARAÚJO, André. A pecuária na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, Amazonas. Uakari. Vol (9), n. 1, 2013.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Redes locais de saberes, produção e circulação de objetos artesanais por artesãos da Reserva Amanã

    Ano: 2013

    SOUSA, Marilia de Jesus Silva. Redes locais de saberes, produção e circulação de objetos artesanais por artesãos da Reserva Amanã. Uakari. Vol (9), n. 1, 2013.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Reconfiguring Agrobiodiversity in the Amazon Estuary: Market Integration, the Acai Trade and Smallholders Management Practices in Amapa, Brazil. Human Ecology

    Ano: 2013

    STEWARD, Angela May. Reconfiguring Agrobiodiversity in the Amazon Estuary: Market Integration, the Acai Trade and Smallholders Management Practices in Amapa, Brazil. Human Ecology. DOI: 10.1007/s10745-013-9608-6. ISSN: 0300-7839 (print version) ISSN: 1572-9915 (electronic version).

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Navigating gender structure: women's leadership in a Brazilian participatory conservation Project

    Ano: 2013

    MEOLA, Catherine A. Navigating gender structure: women's leadership in a Brazilian participatory conservation Project. Forests, Trees and Livelihoods. Volume 22, Issue 2, 2013.

     

  • Capí­tulos de Livros

    Principales acciones y lecciones aprendidas con la gestión participativa del paiche de Mamirauá

    Ano: 2013

    AMARAL, Ellen et al. Principales acciones y lecciones aprendidas con la gestión participativa del paiche de Mamirauá. In: COLLADO, Luis; CASTRO, Edgardo; HIDALGO, Max (Eds.). Hacia el Manejo de las Pesquerías en la Cuenca Amazónica: perspectivas transfronterizas. Lima, Peru: Instituto Del Bien Común, 2013. p.101-115. 

     

  • Teses, Dissertações e Monografias

    Distribuição espacial de espécies madeireiras de interesse comercial manejadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá no Médio Solimões, Amazônia Central

    Ano: 2013

    VIANA, Jorge Barbosa. Distribuição espacial de espécies madeireiras de interesse comercial manejadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá no Médio Solimões, Amazônia Central. Manaus: UFAM, 2013. 116f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais).

     

  • Teses, Dissertações e Monografias

    Lugar e territorialidade: um estudo sobre a construção do território em uma comunidade amazônica o caso da comunidade paraíso (RDS) Amanã-Amazonas

    Ano: 2013

    SANTOS, Liliane de Souza. Lugar e territorialidade: um estudo sobre a construção do território em uma comunidade amazônica o caso da comunidade paraíso (RDS) Amanã-Amazonas. Monografia de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Sociais – UFPA. Belém: UFPA, 2013.

     

  • Teses, Dissertações e Monografias

    A Comunidade de São João do Ipecaçu da RDS Amanã: religião, polí­tica e a questão ambiental

    Ano: 2013

    GADELHA, Ivan do Espirito Santo. A Comunidade de São João do Ipecaçu da RDS Amanã: religião, polí­tica e a questão ambiental. Monografia de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Sociais – UFPa. Belém: UFPA, 2013.

     

  • O Macaqueiro

    Estudo sociodemográfico é apresentado durante Seminário Anual de Pesquisa (SAP)

    Ano: 2012

    Julho e agosto de 2012

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Trocas, experimentações e preferências: um estudo sobre a dinâmica da diversidade da mandioca no médio Solimões, Amazonas

    Ano: 2012

    LIMA, Deborah; STEWARD, Angela; RICHERS, Bárbara Trautman. Trocas, experimentações e preferências: um estudo sobre a dinâmica da diversidade da mandioca no médio Solimões, Amazonas. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 7, n. 2, p. 371-396, maio-ago. 2012.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Social Development Index of localities of Mamirauá Sustainable Development Reserve, MSDR, Amazonas, Brazil

    Ano: 2012

    MOURA, Edila Arnaud Ferreira et al. Social Development Index of localities of Mamirauá Sustainable Development Reserve, MSDR, Amazonas, Brazil. Uakari, v. 8, n. 1, 2012.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Ecoturismo de Base Comunitária na RDS Mamirauá: avaliação da qualidade do produto e reflexões acerca da viabilidade econômico-financeira da atividade

    Ano: 2012

    OZORIO, Rodrigo Zomkowski; JANÉR, Ariane. Ecoturismo de Base Comunitária na RDS Mamirauá: avaliação da qualidade do produto e reflexões acerca da viabilidade econômico-financeira da atividade. Uakari, v.8, n.2, 2012 (Especial Turismo).

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Ecotourism as an incentive to biodiversity conservation: the case of Uakari Lodge, Amazonas, Brazil

    Ano: 2012

    PERALTA, Nelissa. Ecotourism as an incentive to biodiversity conservation: the case of Uakari Lodge, Amazonas, Brazil. Uakari, v.8, n.2, 2012 (Especial Turismo).

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Ecoturismo de base comunitária na Amazônia: uma análise comparativa

    Ano: 2012

    PERALTA, Nelissa. Ecoturismo de base comunitária na Amazônia: uma análise comparativa. Observatório de Inovação do Turismo - Revista Acadêmica, Rio de Janeiro, v. 7, n.1, p. 1-16, 2012.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Mudanças sociais e gestão ecológica em questão: a experiência de Mamirauá

    Ano: 2012

    MOURA, Edila Arnaud Ferreira; CASTRO, Edna Maria Ramos de. Mudanças sociais e gestão ecológica em questão: a experiência de Mamirauá. Ambient. soc. [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 23-50. ISSN 1809-4422.

     

  • Capí­tulos de Livros

    Mamirauá: community based ecotourism in a sustainable development reserve in the amazon basin

    Ano: 2012

    JANÉR, Ariane; PERALTA, Nelissa; OZÓRIO, Rodrigo Zomkowski. Mamirauá: community based ecotourism in a sustainable development reserve in the amazon basin. In: SLOAN, Philip; SIMONS-KAUFMAN, Claudia; LEGRAND, Willy (eds.). Sustainable Hospitality and Tourism as Motors for Development: case studies from developing of the world. London: Routledge, 2012. p. 93-113. 

     

  • Teses, Dissertações e Monografias

    "Toda Ação de Conservação Precisa ser Aceita pela Sociedade" Manejo Participativo em Reserva de Desenvolvimento Sustentável

    Ano: 2012

    PERALTA, Nelissa. "Toda Ação de Conservação Precisa ser Aceita pela Sociedade" Manejo Participativo em Reserva de Desenvolvimento Sustentável. Tese de Doutorado em Sociologia - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2012.  325p.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    O Interesse dos Ecoturistas da Pousada Uacari em Visitar a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã

    Ano: 2011

    VIEIRA, Fernanda Sá; OZORIO, Rodrigo Zomkovski; COELHO, Eduardo de Ávila. O Interesse dos Ecoturistas da Pousada Uacari em Visitar a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã. Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 4, n. 4, p. 545, 2011. Anais do VIII Congresso Nacional de Ecoturismo e do IV Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Análise da Potencialidade de Implementação de Roteiro de

    Ano: 2011

    VIEIRA, Fernanda Sá; OZORIO, Rodrigo Zomkovski; ASMUS, Rosa Maria Farias. Análise da Potencialidade de Implementação de Roteiro de "Birdwatching" na Pousada Uacari, RDSM (AM). Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 4, n. 4, p. 544, 2011. Anais do VIII Congresso Nacional de Ecoturismo e do IV Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Gonadal Development of the Peacock Bass Cichla Monoculus (Perciformes: Cichlidae) in the Middle Solimões

    Ano: 2011

    SOUZA, Rosângela Lira de. et al. Gonadal Development of the Peacock Bass Cichla Monoculus (Perciformes: Cichlidae) in the Middle Solimões. Uakari, Tefé, AM, v. 7, n. 1, p. 41-55, jun. 2011. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Dinâmica da Ocupação e Utilização do Espaço em Comunidades do Paraná do Aranapú, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá-AM, Brasil

    Ano: 2011

    SILVA, Hilkia Alves da; SANTOS, Elizabeth da Conceição. Dinâmica da Ocupação e Utilização do Espaço em Comunidades do Paraná do Aranapú, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá-AM, Brasil. Revista Geográfica de América Central, número especial, p. 1-15, 2011. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Agricultores (e Pescadores) da Amazônia Central Brasileira: racionalidade e trajetória recente dos sistemas agrícolas em duas unidades de conservação do Médio Solimões, Amazonas

    Ano: 2011

    PEREIRA, Kayo Julio Cesar. Agricultores (e Pescadores) da Amazônia Central Brasileira: racionalidade e trajetória recente dos sistemas agrícolas em duas unidades de conservação do Médio Solimões, Amazonas. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 6, n. 3, p. 115-137, 2011. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Growth and Population Structure of the Species Malouetia tamaquarina (Aubl.) (Apocynaceae) in the Central Amazonian Floodplain Forest and their Implication for Management

    Ano: 2011

    LEONI, Juliana Menegassi. Growth and Population Structure of the Species Malouetia tamaquarina (Aubl.) (Apocynaceae) in the Central Amazonian Floodplain Forest and their Implication for Management. Forest Ecology and Management, n. 261, p. 62-67, 2011. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Prevalence of Tooth Decay in the Riverine Population of the Sustainable Development Reserve of Mamirauá, Amazonas

    Ano: 2011

    EMMI, Danielle Tupinambá et al. Prevalence of Tooth Decay in the Riverine Population of the Sustainable Development Reserve of Mamirauá, Amazonas. Uakari, Tefé, AM, v. 7, n. 1, p. 19-27, jun. 2011. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    O Processo de Planejamento e Envolvimento com o Turismo de Base Comunitária na Reserva Amanã (AM)

    Ano: 2011

    COELHO, Eduardo de Ávila; OZORIO, Rodrigo Zomkowski. O Processo de Planejamento e Envolvimento com o Turismo de Base Comunitária na Reserva Amanã (AM). Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 4, n. 4, p. 576, 2011. Anais do VIII Congresso Nacional de Ecoturismo e do IV Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação.  

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Recount Pirarucu: a method for assessing the quality of pirarucu countings

    Ano: 2011

    ANDRADE, Lorena Candice de Araújo et al. Recount Pirarucu: a method for assessing the quality of pirarucu countings. Uakari, Tefé, AM, v. 7, n. 1, p. 29-40, jun. 2011. 

     

  • Livros

    Memórias de Mamirauá

    Ano: 2011

    Público: sociedade em geral.

    Belém: IDSM


    O livro trata da história de 19 comunidades localizadas na área focal da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, região do Médio Solimões, estado do Amazonas. Segundo a autora, o trabalho consistiu em organizar os fragmentos das memórias dos comunitários com o objetivo de construir um relato cronológico da história dos povoados, da região do Médio Solimões e também do próprio ambiente que serve de cenário aos relatos.


     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Aspects of Food Sovereignty and Labor Sharing in Domesticunits at the Mamirauá and Amanã Sustainable Development Reserves

    Ano: 2010

    VENTURATO, Raquel Duarte; PEREIRA, Kaio Júlio César. Aspects of Food Sovereignty and Labor Sharing in Domesticunits at the Mamirauá and Amanã Sustainable Development Reserves. Uakari, Tefé, AM, v. 6, n. 2, p. 21-33, dec. 2010. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Desinformação e Vulnerabilidade com Relação à Sexualidade dos Adolescentes e Jovens da Reserva de Mamirauá, Amazonas - Brasil

    Ano: 2010

    RUZANY, Maria Helena et al. Desinformação e Vulnerabilidade com Relação à Sexualidade dos Adolescentes e Jovens da Reserva de Mamirauá, Amazonas - Brasil. Adolescência & Saúde, v. 7, n. 2, p. 41-49, abr. 2010. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Agricultura Migratória em Ambientes de Várzea na Amazônia Central: ameaça ou sistema integrado ?

    Ano: 2010

    RICHERS, Bárbara T. Trautman. Agricultura Migratória em Ambientes de Várzea na Amazônia Central: ameaça ou sistema integrado ?. Uakari, Tefé, AM, v. 6, n. 1, p. 27-37, jun. 2010.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    The River-Refuge-Hypothesis and other Contributions of Marcio Ayres to Conservation Science

    Ano: 2010

    PINEDO-VASQUEZ, Miguel; DAVALOS, Liliana. The River-Refuge-Hypothesis and other Contributions of Marcio Ayres to Conservation Science. Available from Nature Precedings, 2010. 10 p. Documento on-line. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    A Contribuição da Teoria da Escolha Racional para o Debate sobre Uso Comum dos Recursos Naturais

    Ano: 2010

    PERALTA, Nelissa. A Contribuição da Teoria da Escolha Racional para o Debate sobre Uso Comum dos Recursos Naturais. Uakari, Tefé, AM, v. 6, n. 1, p. 61-72, jun. 2010. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    As Transformações na Economia Doméstica de Mamirauá

    Ano: 2010

    LIMA, Deborah. As Transformações na Economia Doméstica de Mamirauá. Uakari, Tefé, AM, v. 6, n. 1, p. 9-26, jun. 2010. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Biologia Reprodutiva de Heros efasciatus Heckel, 1840 (Pisces, Cichlidae) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã-AM, visando seu Manejo Sustentável

    Ano: 2010

    FAVERO, Jana Menegassi del; POMPEU, Paulo dos Santos; VALLADARES, Ana Carolina Prado. Biologia Reprodutiva de Heros efasciatus Heckel, 1840 (Pisces, Cichlidae) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã-AM, visando seu Manejo Sustentável. Acta Amazonica, Manaus, v. 40, n. 2, p. 373-380, 2010.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Aspectos Reprodutivos de Duas Espécies de Ciclídeos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, Amazonas, Brasil

    Ano: 2010

    FAVERO, Jana Menegassi del; POMPEU, Paulo dos Santos; VALLADARES, Ana Carolina Prado. Aspectos Reprodutivos de Duas Espécies de Ciclídeos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, Amazonas, Brasil. Revista Brasileira de Zoociências, v. 12, n. 2, p. 117-124, 2010. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Detecção de Ovos de Ascaris ssp. Em Solo de Comunidades Ribeirinhas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá do Estado do Amazonas (BR)

    Ano: 2010

    CUTOLO, Silvana Audrá et al. Detecção de Ovos de Ascaris ssp. Em Solo de Comunidades Ribeirinhas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá do Estado do Amazonas (BR). Revista Saúde, São Paulo, v. 4, n. 1 esp., p. 69, 2010.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Tourist Brokers that Sell Package Tours to the Pan-Amazon: introducing Mamirauá and Subsidies for Amanã

    Ano: 2010

    COELHO, Eduardo de Ávila; Ozório, Rodrigo Zomkowski. Tourist Brokers that Sell Package Tours to the Pan-Amazon: introducing Mamirauá and Subsidies for Amanã. Uakari, Belém, v. 6, n. 2, p. 7-19, 2010.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Dinâmica Territorial e Mobilidade Geográfica no Processo de Ocupação Humana da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã - AM

    Ano: 2010

    ALENCAR, Edna Ferreira. Dinâmica Territorial e Mobilidade Geográfica no Processo de Ocupação Humana da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã - AM. Uakari, Tefé, AM, v. 6, n. 1, p. 39-58, jun. 2010. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Caracterização da Pesca e dos Pescadores de Peixes Ornamentais da Região de Tefé/AM

    Ano: 2009

    SOUZA, Rosângela Lira de; MENDONÇA, Marluce Ribeiro de. Caracterização da Pesca e dos Pescadores de Peixes Ornamentais da Região de Tefé/AM. Uakari, Tefé, AM, v. 5, n. 2, p. 7-17, dez. 2009. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Etnografia da Produção de Artefatos e Artesanatos em Comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã - Médio Solimões

    Ano: 2009

    SOUSA, Marí­lia de Jesus Silva e. Etnografia da Produção de Artefatos e Artesanatos em Comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã - Médio Solimões. Uakari, Tefé, AM, v. 5, n. 1, p. 21-37, jun. 2009. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Renda Doméstica e Sazonalidade em Comunidades da RDS Mamirauá, 1995-2005

    Ano: 2009

    PERALTA, Nelissa; MOURA, Edila; NASCIMENTO, Ana Claudeise; LIMA, Deborah de Magalhães. Renda Doméstica e Sazonalidade em Comunidades da RDS Mamirauá, 1995-2005. Uakari, Tefé, AM, v. 5, n. 1, p. 7-19, jun. 2009. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Spatial and Temporal Dynamicas of River Channel Migration and Vegetation in Central Amazonian White-Water Floodplains by Remote-Sensing Techniques

    Ano: 2009

    PEIXOTO, Juliana Maerschner Aguiar. Spatial and Temporal Dynamicas of River Channel Migration and Vegetation in Central Amazonian White-Water Floodplains by Remote-Sensing Techniques. Remote Sensing of Environment, v. 113, n. 10, p. 2258-2266, 2009. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    The Impacts of Participatory Park Management on Gender Relations: benefits, burdens and transformations in a brazilian sustainable development reserve

    Ano: 2009

    MEOLA, Catherine A. The Impacts of Participatory Park Management on Gender Relations: benefits, burdens and transformations in a brazilian sustainable development reserve. The Rural Sociologist, v. 29, n. 3, p. 11-13, sep. 2009. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Conservação Ambiental e Direitos Multiculturais: apontamentos sobre direito e ciência

    Ano: 2009

    MENDES, Ana Beatriz Vianna; FERREIRA, Lúcia da Costa. Conservação Ambiental e Direitos Multiculturais: apontamentos sobre direito e ciência. Uakari, Tefé, AM, v. 5, n. 2, p. 19-31, dez. 2009. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Aspectos Biológicos de Pyrrhulina Semifasciata Steindachner, 1876 (Characiformes: Lebiasinidae) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, AM

    Ano: 2009

    FAVERO, Jana Menegassi del; VALLADARES, Ana Carolina Prado; POMPEU, Paulo dos Santos. Aspectos Biológicos de Pyrrhulina Semifasciata Steindachner, 1876 (Characiformes: Lebiasinidae) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, AM. Uakari, Tefé, AM, v. 5, n. 2, p. 69-76, dez. 2009. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Subjective Memory Impairment in a Rural Population with Low Education in the Amazon Rainforest: an exploratory study

    Ano: 2009

    BRUCKI, Sonia Maria Dozzi; NITRINI, Ricardo. Subjective Memory Impairment in a Rural Population with Low Education in the Amazon Rainforest: an exploratory study. International Psychogeriatrics, v. 21, n. 1, p. 164-171, 2009. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Os Desafios na Comercialização do Pirarucu Manejado Produzido nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, AM - Brasil

    Ano: 2009

    AMARAL, Ellen; ALMEIDA, Oriana. Os Desafios na Comercialização do Pirarucu Manejado Produzido nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, AM - Brasil. Áreas Protegidas e Inclusão Social: tendências e perspectivas, v. 4, n. 1, p. 306-307, 2009. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    O Tempo dos Patrões "Brabos": fragmentos da história da ocupação humana da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã

    Ano: 2009

    ALENCAR, Edna. O Tempo dos Patrões "Brabos": fragmentos da história da ocupação humana da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã. Revista de Antropologia, v. 1, n. 1, p. 178-199, 2009. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Entre "Tradicionais" e "Modernos": negociações de direitos em duas unidades de conservação da amazônia brasileira

    Ano: 2009

    CREADO, Eliana Santos Junqueira et al. Entre "Tradicionais" e "Modernos": negociações de direitos em duas unidades de conservação da amazônia brasileira. Ambiente & Sociedade, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 255-271, jul./dez. 2008. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Acervo Etnográfico: aspectos da cultura material das comunidades ribeirinhas das Reservas Mamirauá e Amanã

    Ano: 2008

    SOUSA, Marí­lia de Jesus Silva e; DOMINGUES-LOPES, Rita de Cássia. Acervo Etnográfico: aspectos da cultura material das comunidades ribeirinhas das Reservas Mamirauá e Amanã. Uakari, Belém, PA, v. 4, n. 1, p. 41-50, jun. 2008. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Impactos do Ecoturismo sobre a Agricultura Familiar na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, AM

    Ano: 2008

    PERALTA, Nelissa. Impactos do Ecoturismo sobre a Agricultura Familiar na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, AM. Uakari, Tefé, AM, v.4, n.1, p.29-40, jun. 2008. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Os Arranjos Comerciais de Artefatos Tradicionais no Setor Amanã: Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã

    Ano: 2008

    MARQUES, Thatyana de Souza. Os Arranjos Comerciais de Artefatos Tradicionais no Setor Amanã: Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã. Uakari, Belém, PA, v. 4, n. 1, p. 53-59, jun. 2008. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Conhecimento de Artesãos sobre as Plantas Utilizadas na Produção de Artefatos - Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, AM

    Ano: 2008

    LEONI, Juliana Menegassi; MARQUES, Thatyana de Souza. Conhecimento de Artesãos sobre as Plantas Utilizadas na Produção de Artefatos - Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, AM. Uakari, Tefé, AM, v. 4, n. 2, p. 67-77, dez. 2008. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Conhecimento Ecológico Tradicional dos Pescadores da Floresta Nacional do Amapá

    Ano: 2008

    BRANDÃO, Fernanda Colares; SILVA, Luis Mauricio Abdon da. Conhecimento Ecológico Tradicional dos Pescadores da Floresta Nacional do Amapá. Uakari, Tefé, AM, v.4, n.2, p.55-66, dez. 2008. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Pesquisa de Mercado: uma análise do grau de satisfação dos ecoturistas em relação à compra dos produtos das RDS Mamirauá e Amanã

    Ano: 2007

    VASCONCELOS, Paula Nardey Moriz de. Pesquisa de Mercado: uma análise do grau de satisfação dos ecoturistas em relação à compra dos produtos das RDS Mamirauá e Amanã. Caderno Virtual de Turismo, v.7, n.1, p.31-40, 2007. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Evaluation of the Impact on Fauna Caused by the Presence of Ecotourists on Trails of the Mamirauá Sustainable Development Reserve, Amazonas, Brazil

    Ano: 2007

    STORNI, Alline et al. Evaluation of the Impact on Fauna Caused by the Presence of Ecotourists on Trails of the Mamirauá Sustainable Development Reserve, Amazonas, Brazil. Tourism and Hospitality Planning & Development, v.4, n.1, p.25-32, apr. 2007. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Educação para Práticas Socioambientais

    Ano: 2007

    NASCIMENTO, Ana Claudeise; GAMA, Elizabeth Lima da. Educação para Práticas Socioambientais. T & C Amazônia, v.5, n.10, p.23-29, fev. 2007.  

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    "Cesta Básica" (Rancho) das Populações Ribeirinhas na Amazônia

    Ano: 2007

    MOURA, Edila Arnaud Ferreira; NASCIMENTO, Ana Claudeise; CORRÊA, Dávila Suelen Sousa. "Cesta Básica" (Rancho) das Populações Ribeirinhas na Amazônia. Cadernos Saúde Coletiva, Rio de Janeiro; v. 15, n. 4, p. 517-530, out./dez. 2007. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Água de Beber, Água de Cozinhar, Água de Tomar banho: diversidade socioambiental no consumo da água pelos moradores da várzea de Mamirauá, Estado do Amazonas

    Ano: 2007

    MOURA, Edila Arnaud Ferreira. Água de Beber, Água de Cozinhar, Água de Tomar banho: diversidade socioambiental no consumo da água pelos moradores da várzea de Mamirauá, Estado do Amazonas. Cadernos Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 501-516, out./dez. 2007. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Estratégias de Comercialização dos Grupos de Artesãos das Reservas Mamirauá e Amanã

    Ano: 2007

    MARQUES, Thatyana Souza. Estratégias de Comercialização dos Grupos de Artesãos das Reservas Mamirauá e Amanã. Uakari, Belém, v.3, n.2, p.49-55, dez. 2007. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Seca dos Ponteiros da Goiabeira causada por Erwinia Psidii: níveis de incidência e aspectos epidemiológicos

    Ano: 2007

    MARQUES, Abi Soares Anjos et al. Seca dos Ponteiros da Goiabeira causada por Erwinia Psidii: níveis de incidência e aspectos epidemiológicos. Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal, SP, v.29, n.3, p.488-493, dez. 2007. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    "Ligado no Mamirauá" uma Ferramenta para a Conservação e para Desenvolvimento Local

    Ano: 2007

    FIGUEIREDO, Thiago Antônio; NILSONETTE, Marco. "Ligado no Mamirauá" uma Ferramenta para a Conservação e para Desenvolvimento Local. Uakari, v.3, n.1, p. 78-87, jun. 2007.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    "Ligado no Mamirauá" uma Ferramenta para a Conservação e para Desenvolvimento Local

    Ano: 2007

    FIGUEIREDO, Thiago Antônio; NILSONETTE, Marco. "Ligado no Mamirauá" uma Ferramenta para a Conservação e para Desenvolvimento Local. Uakari, v.3, n.1, p. 78-87, jun. 2007.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Rede Ribeirinha de Comunicação: estratégia de gestão participativa em unidades de conservação de uso sustentável

    Ano: 2007

    FIGUEIREDO, Thiago Antônio de Sousa; LOPES, Marco Nilsonette. Rede Ribeirinha de Comunicação: estratégia de gestão participativa em unidades de conservação de uso sustentável. Revista Brasileira de Inovação Científica em Comunicação, v. 2, n. 2, p. 9-17, 2007. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Encontro das Águas: dinâmicas sociais e biodiversidade na amazônia brasileira

    Ano: 2007

    FERREIRA, Lúcia da Costa et al. Encontro das Águas: dinâmicas sociais e biodiversidade na amazônia brasileira. Teoria & Pesquisa, v. 16, n. 1, p. 15-37, jan./jun. 2007.  

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    A Comunidade e o Mercado: os desafios na comercialização de pirarucu manejado das Reservas Mamirauá e Amanã, Amazonas, Brasil

    Ano: 2007

    AMARAL, Ellen Sílvia Ramos. A Comunidade e o Mercado: os desafios na comercialização de pirarucu manejado das Reservas Mamirauá e Amanã, Amazonas, Brasil. Uakari, Belém, v.3, n.2, p.7-17, dez. 2007. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Gestão Inovadora no Fomento em Ciência e Tecnologia

    Ano: 2007

    ALVES, Ana Rita Pereira. Gestão Inovadora no Fomento em Ciência e Tecnologia. Chronos, Rio de Janeiro, v.2, n.3, p.45-52, 2007. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Paisagens da Memória: narrativa oral, paisagem e memória social no processo de construção da identidade

    Ano: 2007

    ALENCAR, Edna F. Paisagens da Memória: narrativa oral, paisagem e memória social no processo de construção da identidade. Teoria & Pesquisa, v. 16, n. 2, p. 95-110, jul./dez. 2007. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Paisagens da Memória: narrativa oral, paisagem e memória social no processo de construção da identidade

    Ano: 2007

    ALENCAR, Edna F. Paisagens da Memória: narrativa oral, paisagem e memória social no processo de construção da identidade. Teoria & Pesquisa, v. 16, n. 2, p. 95-110, jul./dez. 2007.
    TESTE

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Saber Tradicional, Agricultura e Transformação da Paisagem na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, Amazonas

    Ano: 2006

    PEREIRA, Kayo Júlio César et al. Saber Tradicional, Agricultura e Transformação da Paisagem na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, Amazonas. Uakari, v.2, n.1, p.9-26, dez. 2006. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Pescadores Insulares e Mercados: aspectos das relações de reciprocidade no comércio de pescado no Pará

    Ano: 2006

    LEITÃO, Wilma Marques; SOUSA, Isabel Soares de. Pescadores Insulares e Mercados: aspectos das relações de reciprocidade no comércio de pescado no Pará. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Belém, v. 2, n. 2, p. 53-64, maio/ago. 2006. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Reserva Ecológica Mamirauá

    Ano: 2005

    QUEIROZ, Helder; MOURA, Edila. Reserva Ecológica Mamirauá. Amazônia: caminho das águas, n.12, p.12-13, fev./mar. 2005. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    O Manejo Sustentável das áreas alagáveis da Amazônia Central e as comunidades de herbáceas aquáticas

    Ano: 2005

    PIEDADE, Maria T. F.; SCHOENGART, J.; JUNK, W. J. O Manejo Sustentável das áreas alagáveis da Amazônia Central e as comunidades de herbáceas aquáticas. Uakari, v.1, n.1, p.29-38, nov. 2005. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Comportamento Reprodutivo das Mulheres ribeirinhas do Amanã

    Ano: 2005

    MOURA, Edila Arnaud Ferreira. Comportamento Reprodutivo das Mulheres ribeirinhas do Amanã. Uakari, v.1, n.1, p.19-27, nov. 2005.  

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Amazônia socioambiental: sustentabilidade ecológica e diversidade social

    Ano: 2005

    LIMA, Deborah; POZZOBON, Jorge. Amazônia socioambiental: sustentabilidade ecológica e diversidade social. Estudos Avançados, v.19, n.54, p.45-76, mai/ago 2005. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    O Ecoturismo como Alternativa de desenvolvimento sustentável

    Ano: 2005

    CAMPOS, Angelo Mariano Nunes. O Ecoturismo como Alternativa de desenvolvimento sustentável. Caderno Virtual de Turismo, n.15, p.7-12, mar. 2005. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Uso de Informações populares no delineamento de estratégias de uso, conservação e coleta de germoplasma de espécies medicinais do gênero Uncaria (Rubiaceae) na reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá (AM)

    Ano: 2004

    ROCHA, Sérgio F. Rizzi et al. Uso de Informações populares no delineamento de estratégias de uso, conservação e coleta de germoplasma de espécies medicinais do gênero Uncaria (Rubiaceae) na reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá (AM). Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Botucatu, SP, v.6, n.2, p.28-35, 2004. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Conservation Policy in Brazilian Amazonia: understanding the dillemas

    Ano: 2003

    FEARNSIDE, Philip M. Conservation Policy in Brazilian Amazonia: understanding the dillemas. World Development, v. 31, n.5, p. 757-779, 2003. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Desenvolvimento Sustentável como uma forma de Mitigar o Impacto Negativo da Globalização nas Comunidades Locais

    Ano: 2003

    BONDER, Cíntia. Desenvolvimento Sustentável como uma forma de Mitigar o Impacto Negativo da Globalização nas Comunidades Locais. Revista Virtual Textos & Contextos, v. 2, n. 2, p. 1-16, dez. 2003. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Biologia da Conservação: ciência da crise

    Ano: 2002

    RODRIGUES, Efraim. Biologia da Conservação: ciência da crise. Semina. Ciências Agrárias, v. 23, n. 2, p. 261-272, jul./dez. 2002. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Implantação do Programa de Ecoturismo na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil

    Ano: 2002

    PERALTA, Nelissa. Implantação do Programa de Ecoturismo na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil. OLAM - Ciência e Tecnologia, Rio Claro, v. 2, n. 2, p. p. 169-193, 2002. 

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Amazônia: tópicos especiais

    Ano: 2002

    MOURA, Edila Arnaud Ferreira. Amazônia: tópicos especiais. Parcerias Estratégicas, v. 2, n. 14, p. 337-339, 2002. ed. especial.

     

  • O Macaqueiro

    III curso para parteiras tradicionais

    Ano: 2002

    Janeiro a março de 2002

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Post-boom loging in Amazonia

    Ano: 2001

    PINEDO-VASQUEZ, M. et al. Post-boom loging in Amazonia. Human Ecology, v.29, n.2, p.219-239, 2001.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Can We Defy Nature’s End?

    Ano: 2001

    PIMM, S. L. et al. Can We Defy Nature’s End?. Science, v. 21, n. 293, p. 2207-2208, sep. 2001.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Social Organization and Participatory Resource Management in Brazilian Ribeirinho Communities: a case study of the Mamirauá Sustainable Development Reserve, Amazonas

    Ano: 2001

    GILLINGHAM, Sarah. Social Organization and Participatory Resource Management in Brazilian Ribeirinho Communities: a case study of the Mamirauá Sustainable Development Reserve, Amazonas. Society and Natural Resources, n.14, p.803-814, 2001. 

     

Repercussão

Financiadores

Receba as novidade em seu e-mail: