Primeiros dias do 17º SIMCON abrem a semana do evento com grande audiência

Publicado em: 10 de agosto de 2021

Somente no dia da abertura, as plataformas de transmissão contabilizaram mais de mil participações

O primeiro dia da 17ª edição do SIMCON - Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia do Instituto Mamirauá, abriu a semana do evento com centenas de espectadores: foram mais de mil participantes que acompanharam na segunda-feira, dia 9, as transmissões ao vivo do Simpósio, que ocorrem nas plataformas YouTube e Facebook. 

Diretor Técnico-Científico do Instituto Mamirauá, Emiliano Esterci Ramalho fez a abertura do SIMCON 2021 - que acontece pela primeira vez em formato online, em razão da Pandemia ocasionada pelo coronavírus, e principalmente atendendo às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de isolamento social. A fala do diretor, você consegue conferir na íntegra, logo abaixo:

“Em nome do Instituto Mamirauá eu dou as boas-vindas a todas e todos os participantes da 17ª edição do Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia. Vivemos hoje um período trágico da nossa história, em que mais de meio milhão de vidas se perderam pelo contágio da COVID-19, principalmente entre as pessoas de populações mais vulneráveis. As cicatrizes deixadas por essa pandemia, são irreparáveis. Eu aproveito para manifestar aqui meus sentimentos a todos aqueles que perderam pessoas queridas por esta doença. Por outro lado, podemos dizer que esse contexto demonstrou a capacidade dos seres humanos em serem criativos, colaborativos e solidários na busca por soluções para esse problema global. Neste contexto, o papel da Ciência foi fundamental, e se afirmou como ferramenta decisiva para sobrevivência e melhoria da qualidade de vida dos seres humanos. Vacinas foram desenvolvidas em tempo recorde, novos tratamentos e novas tecnologias de testagem foram criadas, e estratégias de controle de Pandemia foram testadas e aprimoradas. O Instituto Mamirauá tem como missão usar e promover a Ciência para conservar a biodiversidade e melhorar a qualidade de vida dos povos amazônicos. Entendemos que a solução para conservação do planeta, e para uma sociedade melhor e mais justa, passa necessariamente pela Ciência, e pela participação e diálogo, entre povos e saberes. O Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia, é um dos espaços em que anualmente apresentamos e compartilhamos com a sociedade, os resultados científicos de nossas experiências de conservação e manejo participativo. O nosso objetivo, é contribuir para aproximar a sociedade da Amazônia, de seus povos e de sua biodiversidade. Como já é tradição, o evento desse ano terá um amplo compartilhamento de resultados e experiências de diversas áreas do conhecimento, com palestras seminais, apresentações orais e uma mesa-redonda. Agradeço o apoio continuado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações ao Instituto Mamirauá, o que tem garantido o funcionamento da instituição mesmo em tempo de crise. Agradeço o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, que viabilizou a realização desse evento. Agradeço, de antemão, a toda equipe do Instituto que trabalhou na organização e que vai conduzir o evento nos próximos dias. Meu muito obrigado pelo prestígio de suas participações, e desejo a todos um ótimo evento.”

Criado no início dos anos 2000, o simpósio tem como diretriz a divulgação científica e o fomento de ideias nos campos da conservação da biodiversidade, gestão de áreas protegidas, modos de vida das populações locais e manejo de recursos naturais.  

Alexandre Hercos, coordenador de Pesquisa do Instituto Mamirauá, destaca a importância do evento e sua contribuição na região. “O SIMCON é um evento científico realizado pelo Instituto Mamirauá e vêm se consolidando ao longo dos anos, como o principal evento científico da região do Médio Solimões. Infelizmente devido as restrições provocadas pela pandemia da COVID-19 ainda não foi possível sua realização presencial no campus do IDSM na cidade de Tefé. Pela primeira vez teremos um evento online, assim como todos, estamos nos adaptando a esta nova realidade, com auxílio da equipe da organização, e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas – FAPEAM, pretendemos realizar um evento que possa abranger a divulgação científica e o fomento de ideias nos campos da conservação da biodiversidade, gestão de áreas protegidas, modos de vida das populações locais e manejo de recursos naturais. Participem e aproveitem, bom SIMCON a todos nós”, ressaltou.

É possível acessar a Programação completa do Simpósio, acessando a página do SIMCON no site do Instituto Mamirauá: https://www.mamiraua.org.br/simcon   

A 17ª edição do SIMCON está ocorrendo em formato online, com transmissões ao vivo simultâneas no Facebook e no canal do YouTube do Instituto Mamirauá. São cinco dias de evento, gratuito, com palestras abertas a todos os públicos. Não é necessária inscrição! O evento teve início na segunda-feira, dia 9, e se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 13.

Acompanhe as nossas mídias sociais para assistir o evento:

Facebook: https://www.facebook.com/institutomamiraua     

YouTube (se inscreva no nosso canal): https://www.youtube.com/InstitutoMamiraua 

Perdeu os dois primeiros dias do Simpósio? Basta acessar nos vídeos abaixo:


Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: