Pesquisadores do Instituto Mamirauá realizam oficinas com lideranças de comunidades ribeirinhas em preparação para o período de seca

Publicado em: 13 de agosto de 2024

Pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Geociências e Dinâmicas Ambientais na Amazônia e do Programa de Manejo de Pesca do Instituto Mamirauá organizaram duas Oficinas Pré-Seca na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã. As oficinas aconteceram nas comunidades Vila Nova do Amanã e São Sebastião do Repartimento, contando com 51 lideranças, e foram realizadas entre os dias 1 e 2 de agosto.

Tendo em vista que o período de seca se aproxima e inúmeras dificuldades foram impostas à população local no período de seca do ano passado, decidiu-se realizar, em conjunto com lideranças locais, oficinas a fim de elaborar um diagnóstico coletivo da Reserva Amanã sobre o contexto das secas. Dessa forma, foram abordados tópicos relacionados às dificuldades enfrentadas pelas comunidades locais, as lições aprendidas e soluções e adaptações possíveis para amenizar os impactos negativos nas próximas secas. A partir destas discussões, o objetivo da oficina foi elaborar planos de ação para guiar ações futuras durante o período de seca.

© Caroline Reucker
© Caroline Reucker
© Caroline Reucker

Algumas soluções que foram levantadas durante as oficinas incluem buscar a instalação de sistemas de energia solar nas comunidades para terem autonomia de geração de energia, perfuração de poços artesianos profundos para garantir o abastecimento de água, a organização comunitária para realização de transporte e compras coletivas por moradores locais, e a criação de um comitê de enfrentamento de crise.

Diante da perspectiva de um aumento na frequência de secas extremas, esta iniciativa é um marco importante para que as lideranças comunitárias se fortaleçam e se organizem para enfrentar os desafios climáticos que vêm pela frente.

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: