Instituto Mamirauá participa de debate sobre gestão da água e esgoto na região Amazônica organizado pela Unicef e fundação SIWI

Publicado em:  6 de dezembro de 2022

Encontro aconteceu em Manaus e reuniu diferentes organizações nacionais e internacionais

O “Workshop WASH BAT UNICEF: avaliação dos Gargalos para o acesso à Água, Saneamento e Higiene e dos Riscos Climáticos nas Escolas do Município de Careiro da Várzea/AM”, realizado entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro de 2022,  promoveu o debate sobre a gestão da água e esgoto no bioma Amazônico. Organizado pela Unicef e pela Stockholm International Water Institute (SIWI), fundação independente, sem fins lucrativos, o evento faz parte dos esforços em fortalecer a governança da água doce a nível global, regional e local.

Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a aplicação da “Water, Sanitation and Hygiene Bottleneck Analysis Tool (Wash bat)”, que está sendo implantado no município de Careiro da Várzea (AM), uma ferramenta metodológica de análises de gargalos no setor de agua e esgoto que é útil em áreas alagáveis (várzeas).

Ao participar com demais organizações do terceiro setor (ONGS), do governo estadual e federal, institutos de pesquisa e representantes do governo municipal de Careiro, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) apresentou as características da Fossa Alta Comunitária (FAC), sistema implantado nas várzeas da região do Médio Solimões. 

Crédito das fotos: Michael Dantas
Crédito das fotos: Michael Dantas
Crédito das fotos: Michael Dantas
Crédito das fotos: Michael Dantas
Crédito das fotos: Michael Dantas

“Falamos sobre valores, manutenção e outros detalhes técnicos. Foi muito interessante perceber que as instituições ficaram surpresas por saberem da existência de uma tecnologia que pode ser aplicada para a várzea, até então desconhecida por eles. Há também interesse em aplicarem a tecnologia no município de Careiro”, comenta João Paulo Borges Pedro, do IDSM, que participou do evento junto com Taína Magalhães, ambos do Grupo de Pesquisa em Inovação Desenvolvimento e Adaptação de Tecnologias Sustentáveis (GPIDATS).

Para João Paulo, o trabalho realizado pelo IDSM contribuiu para que o serviço de esgotamento sanitário seja considerado em pé de igualdade com os serviços de abastecimento de água, trazendo peso e importância para tema.

Após o evento foi elaborado uma declaração, que poderá auxiliar o município de Careiro na condução de política de água e esgoto mais assertiva, com foco para as escolas, alunos e saúde das comunidades rurais. Futuramente será elaborado um relatório detalhado, nos moldes dos relatórios da UNICEF, compartilhando essa experiência. A elaboração dos documentos contará com também com a participação do Instituto Mamirauá. Estes documentos servirão para fomentar uma discussão robusta para melhorar o cenário do saneamento rural na Amazônia.

A Declaração assinada por ser acessada neste link https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/no-amazonas-unicef-e-parceiros-realizam-evento-sobre-agua-saneamento-e-higiene

Texto: Tatiane Ribeiro

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: