Instituto Mamirauá apresenta Amazônia a todas as idades na 71ª Reunião Anual da SBPC

Publicado em: 17 de julho de 2019

Maior evento científico da América Latina, 71ª Reunião Anual da SBPC acontecerá do dia 21 ao 27 de julho em Campo Grande (MS)

Com o tema "Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento", a 71ª. Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) reunirá instituições de todo o país em uma programação de palestras, mesas redondas e exposições sobre resultados de pesquisas científicas no Brasil.

O Instituto Mamirauá, organização social e unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), irá participar da Avenida da Ciência, espaço de exposições e palestras organizado pelo MCTIC e voltado para públicos de todas as idades. 

Atuando na região do Médio Solimões, na Amazônia Central, o Instituto Mamirauá se consolidou como uma das principais instituições de pesquisa científica da Amazônia. A missão do instituto é utilizar os dados cientí­ficos dos 12 grupos de pesquisa nas áreas de fauna, flora e populações tradicionais da Amazônia como base na implementação de projetos que visam a conservação da biodiversidade do bioma alinhada ao aumento da qualidade de vida dos ribeirinhos que vivem na região.

Jogos e publicações sobre a Amazônia

Crianças poderão se divertir com Vanzo, um ‘macaco-de-cheiro’ mascote da instituição que vai receber os visitantes no estande e com a trilha da onça pintada, um jogo que irá ensinar sobre o maior felino das Américas e as pesquisas desenvolvidas em prol da espécie na Amazônia. 

Em cada uma das 15 'casas' da trilha, é mostrada uma curiosidade sobre a espécie e também alertas sobre mitos que giram em torno da onça-pintada. O participante avança ou regride de acordo com o teor da informação repassada. 

Óculos 3D irão propiciar aos visitantes a possibilidade de fazer, da capital do Mato Grosso do Sul, uma ‘viagem’ à Amazônia, um dos mais importantes biomas do mundo. 

Uma maquete interativa denominada de ‘A Casa’ desenvolvida pelo Instituto Mamirauá abordará conservação das florestas, pesca sustentável e relação cidade-campo.

Além disso, serão distribuídas publicações como cartilhas sobre manejo de recursos naturais e, para as crianças, duas edições do "Macaqueiro Kids", edição infantil da revista do Instituto Mamirauá. 


Trilha da onça-pintada promove educação ambiental de forma lúdica

Visita à escola

No dia 24, pesquisadoras e técnicas do Instituto Mamirauá falarão com as crianças e jovens da Escola Municipal Ana Lúcia de Oliveira Batista sobre ciência e biodiversidade amazônica. 

Já na programação de palestras da reunião, os temas abordados pelos representantes da instituição serão novas ferramentas tecnológicas de monitoramento de fauna e modelos sustentáveis de produção no bioma.

Tecnologia a serviço da ciência

No dia 23, o diretor técnico-científico da instituição e um dos maiores especialistas de onça-pintada do país, Emiliano Ramalho irá expor os resultados da trajetória do Instituto Mamirauá, que comemorou 20 anos em abril e também apresentar o projeto Providence, programa de monitoramento de fauna da Amazônia que, com apoio da Fundação Gordon e Betty Moore e a participação de pesquisadores de diversas instituições internacionais, utiliza as imagens e os sons produzidos pelos animais na mata para identificar espécies e ajudar a obter um espectro mais amplo da biodiversidade amazônica. 

Agroecologia e criação sustentável de gado na Amazônia

Com a palestra 'A Agricultura na Amazônia e alternativas para a criação de gado', a engenheira agrônoma Jerusa Cariaga irá apresentar no dia 24 os resultados do projeto "Conservação e Uso da Biodiversidade em Unidades de Conservação (BioREC)", projeto do Fundo Amazônia que subsidiou ações do Instituto Mamirauá que visam 'reduzir e transformar práticas que geram conversão florestal desnecessária, degradação ambiental e emissões de gases de efeito estufa' nas reservas de desenvolvimento sustentável Mamirauá e Amanã, principais áreas de atuação da organização.

Serviço: 

O quê: Avenida da Ciência - 71º Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC)

Quando: 22 a 27 de julho, das 9h às 18h

Onde: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande (MS)


Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: