Monitoramento

Rastreamento de Peixes Ornamentais

No sentido comercial, o termo rastreabilidade é aplicado ao acompanhamento de um produto de seu local de produção até o local de consumo. Os produtos naturais manejados sustentavelmente precisam ser rastreados, de modo a demonstrar que são verdadeiros os vários atributos associados a eles. Os peixes ornamentais sustentavelmente pescados pelos moradores da Reserva Amanã contam com um sistema que, ao mesmo tempo, faz seu rastreamento ao longo do trajeto entre o produtor e o exportador, e que certifica a sua origem.

O sistema de rastreabilidade dos peixes ornamentais de Mamirauá e Amanã é um sistema que pode ser utilizado tanto pelos demais elos da cadeia produtiva e custodial (produtores, transportadores, intermediários, exportadores, importadores, vendedores e consumidores) quanto pelas autoridades interessadas em controlar as transações comerciais de produtos naturais da Amazônia. É também um sistema que certifica a origem dos animais, bem como as condições ambientais nas quais eles foram capturados e vendidos ao próximo elo da cadeia produtiva e custodial.

Esperamos que, num futuro próximo, os demais elos da cadeia produtiva se mostrem interessados e declarar abertamente a origem e o destino dos animais sob seu cuidado e sua responsabilidade. Estamos certos de que o nível de transparência é um bom indicador da sustentabilidade de um negócio que lida com produtos naturais.Para outras informações, acesse www.mamiraua.org.br/manejodepesca ou envie um e-mail para pesca@mamiraua.org.br 

Financiadores

Receba as novidade em seu e-mail: